sexta-feira, 16 de maio de 2014

FISSURA – É PROBLEMA PATOLÓGICO OU SÓ PROBLEMA ESTÉTICO?



As fissuras, esteticamente, pela fácil visualização, geram problemas em qualquer edificação. A grande maioria das patologias da edificação se manifestam como fissura. Mas como diferenciar?

Existem diversos tipos e diversas causas de fissuras. A identificação do tipo de fissura e sua causa requerem conhecimento e experiência do avaliador.
Existem definições técnicas caracterizando fissuras, trincas e rachaduras. Nesta apresentação preferimos considerar da seguinte maneira:
Toda rachadura já foi trinca e toda trinca já foi fissura. Diante disto, só falaremos em fissura. É onde começa o problema.
Fissuras longitudinais em pilares na maioria dos casos são oriundas da oxidação das armaduras. Devem receber tratamento adequado.

Fissuras inclinadas e transversais em vigas e pilares devem sempre ser avaliadas e mantidas em observação.

Existem causas variadas apresentando fissuras parecidas, sendo algumas de risco e outras de fácil recuperação. Seguem exemplos de fissuras parecidas e com causas diferentes, algumas de risco e outras só afetando a estética.
A - TIPO - Fissura inclinada em paredes de subsolos e térreos.
1ª. Causa – recalque de fundação – com alto risco de consequências
2ª. Causa – dilatação térmica, em apartamentos do último andar – com efeito estético e pouco risco.

B - TIPO – Fissura horizontal em paredes próximo ao piso
1ª. Causa – recalque de baldrame – com alto risco de consequências
2ª. Causa – esmagamento do tijolo – com efeito estético e pouco risco.

Se a patologia já se apresenta na forma de trinca ou rachadura, procurar imediatamente um profissional especializado para avaliação e solução do problema.

Ao constatar o aparecimento de fissura, o proprietário de um imóvel, seja casa, condomínio, comércio ou indústria, deve acompanhar o desenvolvimento marcando (com lápis) onde começa e onde termina. Se com o passar do tempo ela aumenta é porque está ativa. A maioria das fissuras ativas devem ter avaliação profissional, pois pode colocar em risco a estabilidade da construção.


Na dúvida, nos consulte. Teremos prazer em atendê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário