sexta-feira, 23 de maio de 2014

PATOLOGIAS DECORRENTES DE PROJETO



As patologias das edificações podem ser decorrentes de projeto.
Para a execução de uma obra, além do projeto arquitetônico, há a necessidade elementos complementares, tais como topografia, sondagem, projeto de fundação, projeto estrutural, projeto elétrico, hidrossanitário e outros, os quais devem estar compatibilizados entre si. A incompatibilidade entre a estrutura e a arquitetura, bem como com os demais projetos civis, gera problemas que nem sempre são sanados durante a execução da obra, podendo colocar em risco os usuários e a estabilidade da construção.

Abaixo listamos algumas falhas graves decorrentes de projeto:
- Deficiência na drenagem, arrasamento de estacas e outros, com possíveis danos futuros devido à falta ou deficiência no levantamento topográfico. – Sintomas: infiltrações em paredes e pisos em contato com o solo, alagamentos, erosões, afundamento de pisos, desagregação do concreto, oxidação das armaduras e outros. 

- Deficiência nas fundações, provocando recalques indesejáveis devido à falta de sondagem ou erro no projeto de fundações. – Sintomas: recalques diferenciais, fissuras nas vigas, pilares, lajes e paredes adjacentes.

- Erro de dimensionamento é um dos fatores que mais apresentam sinais de patologias graves. Estes erros ocorrem:
•  Na concepção do projeto arquitetônico: paredes esbeltas sem previsão para passagem de tubulações, detalhes inexequíveis, especificação inadequada de materiais, declividade dos telhados e outros;
•  Na concepção da estrutura: cargas e sobrecargas, dimensões dos elementos estruturais, falta de juntas de dilatação, especificação inadequada de materiais, e outros;
•  Na compatibilização de projetos: furos para passagem de tubulações em vigas e pilares sem análise do projetista da estrutura, drenagem superficial insuficiente, falta de detalhamento, erros ou falta de especificação dos serviços e materiais e outros.

Os projetos de uma edificação devem ser elaborados por equipe multidisciplinar de profissionais habilitados, sempre com um responsável pela compatibilização dos mesmos. Além dos projetos deve haver especificação dos serviços e materiais.

Patologias decorrentes de projeto devem ser avaliadas por profissional habilitado.
NÃO ESCONDA O PROBLEMA. NÃO CORRA RISCOS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário