terça-feira, 9 de setembro de 2014

Patologias na Estrutura


A estrutura também pode apresentar patologias graves devido a problemas nos projetos e na execução.

Podem haver erros no projeto estrutural, tais como subdimensionamento de armaduras, haver falhas no lançamento da estrutura e concepção, erros de dimensionamento das cargas permanentes e acidentais e falta de conciliação entre projetos. Também podem também haver falhas executivas. Estes problemas sempre provocam patologias nas edificações, podendo colocar em risco a estabilidade e segurança.

Algumas patologias da estrutura já se manifestam durante a execução, outras aparecem ao longo do tempo.

Citaremos abaixo algumas patologias comumente constatadas:
  • A espessura da camada de concreto para recobrimento das armaduras é determinada por normas, para tanto, existem espaçadores no mercado para garantir o posicionamento das armaduras. Onde o recobrimento é insuficiente, podem aparecer fissuras no concreto com consequente oxidação nas armaduras, comprometendo a seção das armaduras, patologia esta que pode colocar em risco a estabilidade da construção ao longo do tempo.
  • A falta de estanqueidade nas formas provoca o vazamento da água de amassamento do concreto, com alteração na resistência estimada para compressão.
  • A retirada de escoramentos de maneira inapropriada pode provocar fissuras na estrutura de concreto armado.
  • Construções com uma das dimensões superior a vinte e cinco metros devem contemplar no projeto estrutural junta de dilatação na estrutura, a sua falta ocasiona fissuras com péssimos efeitos estéticos.

E assim poderiam ser citados outros problemas que causam patologias, porém o mais importante é que a estrutura sempre apresenta os sintomas característicos de patologia.

A única maneira de minimizar o risco de problemas de futuras patologias ao conceber uma obra, independentemente do tamanho, é se cercar de profissionais habilitados e com experiência diretamente proporcional ao porte da obra.

Podem ser sinais de patologia da estrutura de concreto armado:

  • Fissuras em vigas, pilares e lajes.
  • Alguns tipos de fissuras em paredes.
  • Armadura aparente.
  • Infiltrações (comprometem o concreto e as armaduras).
  • Empenamento de esquadrias, principalmente nas áreas onde aparecem fissuras.
  • Recalques em pisos.

Patologias em estruturas de concreto armado devem ser avaliadas por engenheiros com experiência em obras e, muitas vezes, requerem projetos específicos de reforço estrutural. Nunca devem ser executados paliativos que escondam o problema sem avaliação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário