O laudo de recebimento de obras é de suma importância para
que todas as garantias preconizadas em lei sejam efetivadas dentro dos prazos
estabelecidos.
O comprador de um imóvel novo, ao receber as chaves, efetua
vistoria no imóvel em companhia do corretor ou representante da construtora.
Como leigo, o comprador verifica os itens básicos indicados pelo seu
acompanhante, deixando de lado diversos pontos que deveriam ser observados e
que podem se tornar problemas futuros. Normalmente, a vistoria é efetuada sem
as ligações de água, luz, gás e telefonia. O representante do construtor nem
sempre é habilitado ou mesmo capacitado para assinar uma vistoria técnica.
Apesar de não ter valor técnico, essa vistoria tem valor legal.
Os órgãos públicos, no papel, funcionam bem. A lei determina um
termo de recebimento provisório e, passado algum tempo, deve ser emitido o termo
recebimento definitivo das obras. Deveria ser obrigatório o mesmo procedimento
para a população. Elaborar um termo de recebimento provisório, após seis meses
emitir o laudo de recebimento definitivo seria o ideal, mas não é a realidade.
Entendemos que deveriam existir normas técnicas disciplinando a entrega de
obras novas mediante laudo de entrega de obras novas.
A maioria dos problemas só se apresenta com o uso e o tempo.
Podemos citar vazamentos em encanamentos, entupimentos com argamassa da
construção, vazamentos de gás, infiltrações em janelas, fissuras em janelas,
disjuntores que desarmam e assim por diante. Quando estes problemas começam a
aparecer, o morador já assinou o termo de recebimento, quais procedimentos
devem ser adotados?
- O proprietário deve estar ciente dos prazos de garantia de cada sistema construtivo preconizado em normas (vide nossa página do Facebook);
- Solicitar os reparos ao construtor por escrito e, se possível, protocolar, estipulando prazo para atendimento (prazo viável);
- Em condomínio, verificar se os problemas são comuns com os vizinhos e orientar para que sejam tomadas as mesmas providencias;
- Se após conserto, o problema persistir, repetir o procedimento de comunicar ao construtor, sempre ficando documentado.
O não atendimento do construtor dentro dos prazos de garantia
ou o atendimento sem sanar os problemas de maneira definitiva só é comprovado
mediante documentação, portanto o proprietário deve se documentar para um futuro
acionamento judicial.
Em condomínio, as áreas externas também devem ser observadas,
tais como: aparecimento de fissuras em paredes e pisos, manchas de umidade,
alagamentos, empoçamento de água, depressões em calçadas e pavimentos. Sempre
que constatado, solicitar os reparos por escrito e protocolado. Isso determina
a data que foram constatados os problemas.
A contratação de laudo de vistoria de obra nova é o melhor
documento para garantir os direitos do proprietário. Sempre recomendamos que a
construtora acompanhe a execução do laudo, onde deve haver as recomendações
para que sejam sanados os problemas, a maioria das vezes é a solução mais
barata e que darão menos problemas. Caso não sejam sanados os problemas, o laudo
servirá de produção antecipada de provas para reparação de eventuais prejuízos
havidos em uma ação judicial.
Não deixe o tempo passar. Seus
direitos devem ser garantidos.
Observe. Reclame. Reivindique. Exija.
Garanta
sua segurança e de seus familiares. Seja ressarcido. Se documente.
Vistoria e Laudo fica à disposição para maiores
esclarecimentos.
Fonte: MANUAL DE OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E GARANTIA DO
IMÓVEL, SECOVI-SP, 2001
PRAZOS DE
GARANTIA
Os prazos
de garantia de material e serviço estão relacionados a seguir, com validade a
partir da Data de Recebimento:
|
|||
SISTEMA
|
ESPECIFICAÇÃO
|
PRAZO
|
|
Equipamentos pré-industrializados
|
Antena Coletiva
|
Termo de Garantia e Manual de Operação do Fornecedor
|
Fabricante
|
Aquecedor
|
Termo de Garantia e Manual de Operação do Fornecedor
|
Fabricante
|
|
Banheira de hidromassagem
|
Termo de Garantia e Manual de Operação do Fornecedor
|
Fabricante
|
|
Bombas de recalque/filtro
|
Termo de Garantia e Manual de Operação do Fornecedor
|
Fabricante
|
|
Elevadores
|
Contrato de manutenção e Manual de Operação do
Fornecedor
|
Fabricante
|
|
Instalações de interfone
|
Interfone –
Termo de Garantia e Manual de Operação do Fornecedor
|
Fabricante
|
|
Instalação – resistência e dimensionamento compatíveis
com a utilização
|
2 anos
|
||
Sistema de automação de portões
|
Termo de Garantia e Manual de Operação do Fornecedor
|
Fabricante
|
|
Esquadrias de
Madeira
|
Material
|
Resistência, comportamento da madeira
|
2 anos
|
Serviço
|
Desempenho do sistema, dobradiças, fechaduras
|
1 ano
|
|
Esquadrias
Metálicas
|
Material/Serviço
|
Borrachas/escovas/articulações/fechos/roldanas –
durabilidade
|
2 anos
|
Perfis/fixadores – durabilidade e acabamento
|
5 anos
|
||
Partes móveis – vedação e funcionamento
|
1 ano
|
||
Impermeabilização
|
Material/Serviço
|
Solidez e desempenho técnico
|
2 anos
|
Instalações
Elétricas
|
Fios/Cabos
|
Resistência e durabilidade
|
3 anos
|
Instalação/Funcionamento
|
Funcionamento do sistema elétrico na forma como foi
executado
e dentro dos padrões estabelecidos
|
2 anos
|
|
Tomada/Interruptor
|
Acabamento e isolamento térmico
|
2 anos
|
|
Funcionamento, desempenho
|
1 ano
|
||
SISTEMA
|
ESPECIFICAÇÃO
|
PRAZO
|
|
Instalações Hidráulicas/Louças/
Metais
|
Tubos/conexões
|
Durabilidade do material dentro dos padrões
estabelecidos
|
3 anos
|
Louças/Metais
|
Funcionamento e acabamento
|
2 anos
|
|
Serviço
|
Funcionamento do sistema hidráulico dentro de padrões
normais,
Isento de qualquer vazamento
|
1 ano
|
|
Instalações de
Telefone
|
Material
|
Resistência e durabilidade
|
2 anos
|
Funcionamento
|
Resistência e dimensionamento compatíveis com a
utilização
|
2 anos
|
|
Paredes/Revestimentos
|
Alvenaria/Reboco
|
Comportamento adequado do sistema de vedação,
garantindo
aderência do revestimento, estanqueidade e integridade
do sistema
|
2 anos
|
Azulejos
|
Forma, textura, resistência do esmalte e aderência
|
3 anos
|
|
Forro de gesso/Lambris
|
Resistência à variação de temperatura, não aparecimento
de fissuras
|
1 ano
|
|
Pintura
|
Acabamento, cobertura, coloração
|
1 ano
|
|
Pisos Cerâmicos
|
Forma, textura, resistência do esmalte e aderência
|
2 anos
|
|
Piso de tábuas
|
Fixação, resistência
|
2 anos
|
|
Rejuntamentos
|
Aderência
|
1 ano
|
|
Solidez/Segurança da Edificação
|
Defeitos em peças estruturais (lajes, vigas, pilares,
estruturas de
fundação e contenção) que possam comprometer a
estabilidade
da edificação
|
5 anos
|
|
Instalações de Gás
|
Material
|
Resistência compatível com a pressão de utilização
|
2 anos
|
Serviço
|
Vedação e desempenho
|
1 ano
|
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