sexta-feira, 20 de junho de 2014

Laudo de recebimento de obras


O laudo de recebimento de obras é de suma importância para que todas as garantias preconizadas em lei sejam efetivadas dentro dos prazos estabelecidos.

O comprador de um imóvel novo, ao receber as chaves, efetua vistoria no imóvel em companhia do corretor ou representante da construtora. Como leigo, o comprador verifica os itens básicos indicados pelo seu acompanhante, deixando de lado diversos pontos que deveriam ser observados e que podem se tornar problemas futuros. Normalmente, a vistoria é efetuada sem as ligações de água, luz, gás e telefonia. O representante do construtor nem sempre é habilitado ou mesmo capacitado para assinar uma vistoria técnica. Apesar de não ter valor técnico, essa vistoria tem valor legal.

Os órgãos públicos, no papel, funcionam bem. A lei determina um termo de recebimento provisório e, passado algum tempo, deve ser emitido o termo recebimento definitivo das obras. Deveria ser obrigatório o mesmo procedimento para a população. Elaborar um termo de recebimento provisório, após seis meses emitir o laudo de recebimento definitivo seria o ideal, mas não é a realidade. Entendemos que deveriam existir normas técnicas disciplinando a entrega de obras novas mediante laudo de entrega de obras novas.

A maioria dos problemas só se apresenta com o uso e o tempo. Podemos citar vazamentos em encanamentos, entupimentos com argamassa da construção, vazamentos de gás, infiltrações em janelas, fissuras em janelas, disjuntores que desarmam e assim por diante. Quando estes problemas começam a aparecer, o morador já assinou o termo de recebimento, quais procedimentos devem ser adotados?
  • O proprietário deve estar ciente dos prazos de garantia de cada sistema construtivo preconizado em normas (vide nossa página do Facebook);
  • Solicitar os reparos ao construtor por escrito e, se possível, protocolar, estipulando prazo para atendimento (prazo viável);
  • Em condomínio, verificar se os problemas são comuns com os vizinhos e orientar para que sejam tomadas as mesmas providencias;
  • Se após conserto, o problema persistir, repetir o procedimento de comunicar ao construtor, sempre ficando documentado.

O não atendimento do construtor dentro dos prazos de garantia ou o atendimento sem sanar os problemas de maneira definitiva só é comprovado mediante documentação, portanto o proprietário deve se documentar para um futuro acionamento judicial.

Em condomínio, as áreas externas também devem ser observadas, tais como: aparecimento de fissuras em paredes e pisos, manchas de umidade, alagamentos, empoçamento de água, depressões em calçadas e pavimentos. Sempre que constatado, solicitar os reparos por escrito e protocolado. Isso determina a data que foram constatados os problemas.

A contratação de laudo de vistoria de obra nova é o melhor documento para garantir os direitos do proprietário. Sempre recomendamos que a construtora acompanhe a execução do laudo, onde deve haver as recomendações para que sejam sanados os problemas, a maioria das vezes é a solução mais barata e que darão menos problemas. Caso não sejam sanados os problemas, o laudo servirá de produção antecipada de provas para reparação de eventuais prejuízos havidos em uma ação judicial.

Não deixe o tempo passar. Seus direitos devem ser garantidos.
Observe. Reclame. Reivindique. Exija.
Garanta sua segurança e de seus familiares. Seja ressarcido. Se documente.
Vistoria e Laudo fica à disposição para maiores esclarecimentos.


PRAZOS DE GARANTIA

Os prazos de garantia de material e serviço estão relacionados a seguir, com validade a partir da Data de Recebimento:
SISTEMA
ESPECIFICAÇÃO
PRAZO
Equipamentos pré-industrializados
Antena Coletiva
Termo de Garantia e Manual de Operação do Fornecedor
Fabricante
Aquecedor
Termo de Garantia e Manual de Operação do Fornecedor
Fabricante
Banheira de hidromassagem
Termo de Garantia e Manual de Operação do Fornecedor
Fabricante
Bombas de recalque/filtro
Termo de Garantia e Manual de Operação do Fornecedor
Fabricante
Elevadores
Contrato de manutenção e Manual de Operação do Fornecedor
Fabricante
Instalações de interfone
Interfone   – Termo de Garantia e Manual de Operação do Fornecedor
Fabricante
Instalação – resistência e dimensionamento compatíveis com a utilização
2 anos
Sistema de automação de portões
Termo de Garantia e Manual de Operação do Fornecedor
Fabricante

Esquadrias de
Madeira

Material
Resistência, comportamento da madeira
2 anos
Serviço
Desempenho do sistema, dobradiças, fechaduras
1 ano

Esquadrias
Metálicas

Material/Serviço
Borrachas/escovas/articulações/fechos/roldanas – durabilidade
2 anos
Perfis/fixadores – durabilidade e acabamento
5 anos
Partes móveis – vedação e funcionamento
1 ano
Impermeabilização
Material/Serviço
Solidez e desempenho técnico
2 anos
Instalações
Elétricas
Fios/Cabos
Resistência e durabilidade
3 anos
Instalação/Funcionamento
Funcionamento do sistema elétrico na forma como foi executado
e dentro dos padrões estabelecidos
2 anos

Tomada/Interruptor

Acabamento e isolamento térmico
2 anos
Funcionamento, desempenho
1 ano


SISTEMA
ESPECIFICAÇÃO
PRAZO
Instalações Hidráulicas/Louças/
Metais
Tubos/conexões
Durabilidade do material dentro dos padrões estabelecidos
3 anos
Louças/Metais
Funcionamento e acabamento
2 anos
Serviço
Funcionamento do sistema hidráulico dentro de padrões normais,
Isento de qualquer vazamento
1 ano
Instalações de
Telefone
Material
Resistência e durabilidade
2 anos
Funcionamento
Resistência e dimensionamento compatíveis com a utilização
2 anos
Paredes/Revestimentos

Alvenaria/Reboco
Comportamento adequado do sistema de vedação, garantindo
aderência do revestimento, estanqueidade e integridade do sistema
2 anos
Azulejos
Forma, textura, resistência do esmalte e aderência
3 anos
Forro de gesso/Lambris
Resistência à variação de temperatura, não aparecimento de fissuras
1 ano
Pintura
Acabamento, cobertura, coloração
1 ano
Pisos Cerâmicos
Forma, textura, resistência do esmalte e aderência
2 anos
Piso de tábuas
Fixação, resistência
2 anos
Rejuntamentos
Aderência
1 ano
Solidez/Segurança da Edificação
Defeitos em peças estruturais (lajes, vigas, pilares, estruturas de
fundação e contenção) que possam comprometer a estabilidade
da edificação
5 anos
Instalações de Gás
Material
Resistência compatível com a pressão de utilização
2 anos
Serviço
Vedação e desempenho
1 ano
     Fonte: MANUAL DE OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E GARANTIA DO IMÓVEL, SECOVI-SP, 2001

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