sexta-feira, 27 de junho de 2014

EROSÃO

Definição popular da erosão:
“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.

       
O carreamento de partículas de um maciço pela ação de alguns agentes externos é a erosão. 


A erosão pode ocorrer por ação hidráulica, eólica e por abrasão ou atrito. A forma de erosão mais divulgada é devido ao intemperismo, as chuvas e os ventos. O efeito da chuva e do vento em solos que não sofreram a ação do homem é muito lenta, entretanto, após a agressão há um efeito multiplicador. O desmatamento aumenta a velocidade de escoamento das águas superficiais com consequente aumento do tamanho e quantidade das partículas carreadas. A impermeabilização do solo aumenta o volume de água superficial escoada para os rios e córregos, o que pode provocar erosão. A água sempre escoa por gravidade e escolhe os caminhos com menores obstáculos. Para minimizar os riscos da erosão hidráulica que são elaborados os projetos de micro e macro drenagem.

        
Erosão natural – milhares de anos


                
Erosão após ação do homem – pode ocorrer em poucas horas


Em uma edificação os efeitos da erosão podem colocar em risco os usuários em várias circunstâncias, provocando recalques de fundações, pisos, pavimentação e outros.

Os usuários devem estar atentos aos sinais da erosão:
  • Recalque de fundação – a movimentação da fundação em uma edificação provoca fissuras inclinadas nas vigas de baldrame e paredes. A existência deste tipo de fissura é preocupante, devendo ser acompanhadas para verificar a existência de evolução.
  • Recalque de piso – ao notar, qualquer recalque deve ser acompanhado para verificar se há progressão. Existem recalques provocados pela compactação natural do solo em aterros. Os aterros, mesmo compactados com equipamentos não atingem a densidade do terreno natural, tendo uma acomodação nos primeiros cinco anos após execução. Já o recalque de piso por erosão tem uma ação mais rápida, após o aparecimento, os pisos ficam ocos por baixo e há o aparecimento de fissuras e trincas.
  • Recalque da pavimentação – aparecimento de depressões e fissuras no pavimento pode caracterizar erosão.

Em terreno estabilizado sempre há a existência de algum fator que provoca a erosão, sempre se deve estar atentos a:
  • Entupimentos em rede de águas pluviais e de esgoto;
  • Aparecimento de umidade em pisos e paredes em contato com o solo;
  • Limpeza de caixas de gordura, grelhas e bueiros;
  • Obstrução de sarjetas e canaletas;
  • Em reformas, planejar o escoamento das águas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário