terça-feira, 26 de agosto de 2014

Serviços preliminares em uma obra


Entendem-se como serviços preliminares os trabalhos que irão dar condições para que se inicie a obra, nesta etapa inicial devem ser preparados o terreno e o ambiente para o desenvolvimento da obra. Deve-se disponibilizar água, esgoto, energia elétrica, efetuar a limpeza do terreno, o desmatamento, o destocamento, remoção da camada vegetal e efetuar a locação da obra.

A locação da obra é o ponto de partida propriamente dito para todas as construções, transferem-se para o terreno os elementos constantes em projeto. Erros na locação causam graves problemas, patologias e desconforto, às vezes irreparáveis.

O posicionamento da construção no terreno é de suma importância haja vista a necessidade de atender as normas e posturas referentes aos recuos obrigatórios em relação às divisas. Erros de locação podem provocar conflitos com a legislação e inviabilizar a obtenção do certificado de conclusão de obras junto às prefeituras.

Além de a locação posicionar a obra no terreno, ela fornece o esquadro da obra, nivela a obra, posiciona estacas, blocos, sapatas e vigas de baldrame, ou seja, ela posiciona no terreno todos os elementos de importância dos projetos de fundação, estrutural, arquitetônico e outros complementares. Não importa o tamanho da obra. Sempre deve ser executada a locação e qualquer erro refletirá em falhas construtivas ao longo da construção e uso.

Dentre as falhas nos serviços preliminares, destacam-se:
  • Limpeza, desmatamento, destocamento – após o corte da mata deve ser efetuado o destocamento, com retirada das raízes, pois ao longo do tempo vão apodrecendo provocando acomodações e recalques do solo, nos pisos e outras patologias.
  • Remoção da camada vegetal – a camada superior do solo possui materiais orgânicos e resíduos vegetais que comprometem a capacidade de carga do terreno e não permite compactação uniforme, provocando recalques indesejáveis.
  • Obra fora do esquadro – os cantos que deveriam ter um ângulo reto (90º) ficam fora do esquadro, apresentando problemas futuros no assentamento de pisos e colocação dos móveis.
  • Obra fora de nível – pisos desnivelados podem provocar desconforto e caimento inadequado para escoamento das águas.
  • Terraplenagem – cortes e aterros indevidos por falhas na locação podem provocar ineficiência no sistema de fundações concebido. Por exemplo, no caso de fundação direta (sapata) que deve ser executada em terreno natural, por erro na terraplenagem é executada em aterro, o que ocasionará provável recalque de fundação com comprometimento da estabilidade da obra.
  • Estacas – pode ocorrer a falta de locação e execução de uma estaca, haver erros na cota de arrasamento e também de posicionamento da estaca, com risco de comprometer a estabilidade e segurança da obra.
  • Nível do piso – erros no nível do piso de acesso pode provocar a necessidade de rampas com declividades acima do recomendado.

Poder-se-ia elencar mais dezenas de erros iniciais que podem afetar a edificação tanto quanto ao uso quanto a durabilidade e estabilidade, portanto, mesmo as pequenas obras devem receber os cuidados necessários no início para que não haja problemas futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário