quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Consumo de Água


Todas as residências, seja unifamiliar ou em condomínio, devem receber atenção especial com os vazamentos de água.

Para efeito de dimensionamento de caixa d’água, hidrômetros e tubulações são considerados um consumo per capita variável com o padrão da construção. Ou seja, para construções populares 150 litros por pessoa por dia, para construções de médio padrão 250 litros por pessoa por dia e para construções de alto padrão 300 litros por pessoa por dia.

Com estes elementos, pode-se avaliar se o consumo em sua residência está de acordo com os padrões estabelecidos, ou seja:

  • Residência popular – 01 pessoa consome 4.500 litros por mês. Se na residência moram 05 pessoas, o consumo médio mensal deverá ser até 22.500 litros ou 22,5 metros cúbicos.
  • Residência de padrão médio – 01 pessoa consome 7.500 litros por mês. Se na residência moram 05 pessoas, o consumo médio mensal deverá ser de até 37.500 litros ou 37,5 metros cúbicos.
  • Residência de alto padrão – 01 pessoa consome 10.500 litros por mês. Se na residência moram 05 pessoas, o consumo médio mensal deverá ser de até 52.500 litros por mês ou 52,5 metros cúbicos.

Os valores acima devem ser considerados como teto máximo. Se o consumo médio ultrapassa estes valores, pode haver problemas de uso indevido, vazamentos ou até defeito no hidrômetro.

Procedimentos para verificação do alto consumo d’água:

  1. Verificar se não está havendo desperdício ou usos indevidos, tais como lavagem de carros constantes, lavagem diária de calçamentos e outros que possam influenciar no consumo;
  2. Verificar se há vazamentos na tubulação enterrada (entre hidrômetro e caixa d’água). Em toda caixa d’água ou cisterna existe uma torneira boia, basta travar a torneira boia e verificar se os ponteiros do hidrômetro continuam em movimento. Sem passagem de água, não há possibilidade de que eles continuem se movimentando. Se continuarem em movimento, há vazamentos neste trecho.
  3. Verificar se há vazamentos nos metais e louças sanitárias. Para gotejamento em torneiras a verificação é visual (uma torneira gotejando consome no mínimo 20 litros a mais por dia). Vazamentos em vasos sanitários nem sempre são visíveis, mas podem consumir mais de 150 litros por dia.
  4. Verificar se há vazamentos em tubulações embutidas. Procurar ao longo de paredes, lajes e pisos por manchas de umidade. Uma maneira simples de verificar é travar a torneira boia na caixa d’água por algum tempo e não consumir água, verificando o nível da caixa d’água. Se baixar, há vazamentos.
  5. Feitas todas estas verificações e não sendo constatado nada, solicitar à empresa concessionária de água que faça aferição no hidrômetro, pois o mesmo pode estar com problemas.

Em condomínios que não possuem medição individual, pode ser feita a avaliação de maneira análoga. Considera-se a população do condomínio e multiplica-se pelo consumo per capita de acordo com o padrão do imóvel, conferindo-se com o volume cobrado pela concessionária.

Vazamentos de água, além do alto custo cobrado pelas concessionárias, podem provocar danos e colocar em risco as edificações. Citaremos abaixo algumas possíveis consequências:
  • Erosão – Vazamentos em tubulações enterradas provocam carreamento do solo com consequente erosão, afetando estabilidade de pisos, fundações e outros.
  • Estrutura de concreto – Desagregação do concreto e oxidação de ferragem, além de fissuras.
  • Argamassa – Desagregação da argamassa e comprometimento da pintura.
  • Revestimentos cerâmicos – Desplacamento.
  • Paredes e tetos – manchas de umidade, fungos e bolor.

Existem valores tabelados de consumo per capita para escritórios, hospitais, indústrias, escolas, etc. Desta maneira, pode ser verificado se o valor mensal consumido está dentro dos padrões ou se há vazamentos.


Para maiores informações, nos consulte, teremos prazer em atendê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário