segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Adegas Residenciais


Para quem gosta de um bom vinho, ter uma adega para guardar e preservar o estoque é muito importante, entretanto é necessário saber algumas variáveis que influem na conservação e qualidade do vinho.

O primeiro ponto é a temperatura do ambiente que deve estar na faixa ideal. Cada tipo de vinho deve ser conservado em uma faixa de temperatura, sendo que a maioria das recomendações encontradas fornece:
  • Vinho Espumante 4ºC a 10ºC
  • Vinho Branco 6ºC a 12ºC
  • Vinho Tinto Leve 12ºC a 15ºC
  • Vinho Tinto Encorpado 16ºC a 18ºC

A umidade ambiente também influi na conservação e armazenagem do vinho, onde é recomendada umidade moderada entre 50% a 70%.

Na construção de uma adega residencial, deve-se levar em consideração o arejamento do recinto (que deve ser moderado) e a luminosidade mínima para não afetar a qualidade do vinho.

O mobiliário para armazenamento das garrafas também é importante, de modo que os envases devem ficar dispostos deitados ou com a rolha para baixo. O local de armazenamento não deve sofrer vibrações.

O tempo de permanência também é de suma importância, os vinhos, de acordo com o tipo, podem ficar armazenados desde dois anos até cinquenta ou mais anos.

Para os apreciadores e colecionadores de vinho, todas as variáveis acima devem ser atendidas, havendo áreas com a refrigeração variada.

Para o apreciador que mantém um pequeno estoque para seu uso pessoal, onde o tempo de armazenagem é limitado, independente do tipo de vinho, algumas variáveis podem ser deficientes sem alterar a qualidade do vinho.

Antes de definir o tipo de adega, a pessoa deve definir o objetivo que se propõe a adega, tipos de vinho a armazenar, tempo de armazenagem, quantidade de garrafas a estocar e espaço a implantar. A escolha errada, que não atenda aos objetivos propostos, irá ocupar espaço e gerará gastos desnecessários.

São muitas as opções para uma adega. A adega pode ser incorporada à arquitetura do ambiente, ser semienterrada, incorporadas ao bar, ser do tipo industrializada que é vendida no mercado. Sendo esta última a mais recomendada para os apreciadores de um vinho específico.

Os comentários acima sobre adega são sob o ângulo técnico de um engenheiro, sem pretensão de opinar sobre vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário